domingo, 9 de maio de 2010

Onde Estão Os Nove?

Onde Estão Os Nove?

Em Lucas 17:11-19 Jesus percorria entre aldeias e dez leprosos chamam a sua atenção, entre eles havia um samaritano. É algo interessante, pois sabemos que os samaritanos não se davam com os judeus. Havia muitas diferenças políticas e religiosas entre estas duas etnias. Talvez as dificuldades entre os leprosos fizeram as barreiras raciais caírem.

A lepra é uma doença incurável e contagiosa, não é comum em nossos dias, mas nos tempos bíblicos era.

A situação em que os leprosos viviam se assemelha muito à dos mendigos de hoje, uma condição de miséria total, abandono e vergonha. Eram isolados da sociedade em acampamentos distantes das comunidades, pois eram tidos como impuros. Uma vez analisados pelos sacerdotes e constatada a lepra, se viam obrigados a abandonar tudo.

A lepra é um símbolo do pecado e o leproso é alguém destruído pelos efeitos nocivos do pecado. Quantos hoje perderam tudo por causa do pecado? Família, dinheiro, honra, paz e alegria de viver.

Ainda há uma esperança, resta-nos um descanso. Os leprosos ouviram falar de Jesus, seu amor, poder e milagres.

No versículo 13, não pediram dinheiro, roupa, comida ou cura física, antes clamaram por misericórdia, queriam chamar a atenção do mestre e atrair o amor de Jesus.

Deus nunca rejeitou um coração quebrantado. Jesus com compaixão diz ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Foi uma ordem estranha, não houve oração de cura ou ato profético. Foram obedientes e voltaram ao sacerdote que os rejeitou. Algo sobrenatural aconteceu no caminho, o poder do Espírito Santo os envolveu de tal modo que foram curados.

Algo similar aconteceu em nossas conversões, estávamos mortos em nossos delitos e pecados, leprosos, afastados de Deus e imundos. Então clamamos Jesus, que nos restaurou, curou, perdoou e nos deu uma vida nova. Tudo se fez novo, o escrito da dívida foi rasgado, não há mais condenação.

O versículo 16 mostra que dos dez leprosos, apenas um deu glórias a Deus, se prostrou e adorou Jesus. E Jesus pergunta “onde estão os outros que foram curados?”. E a resposta foi de que voltaram às suas casas, famílias, empregos, pois depois de tanto isolamento queriam recuperar o tempo perdido.

Não há nada de errado em querer voltar e buscar a restituição do que foi roubado, é natural. Mas se fomos curados por Jesus, no corpo, na alma e no espírito, tivemos um encontro verdadeiro, se alguma experiência concreta aconteceu e não voltamos para Jesus, todo resto fica sem sentido. Jesus nos curou para voltarmos para Ele.

É muito provável que os nove testemunharam o poder de Deus, porém falavam de alguém que não conheciam, nada sabiam de Jesus. Apesar de terem sido tocados por Deus não deram outros passos.

Cadê a vida com Deus? A intimidade com o Pai celeste? Deus está levantando uma geração que o busca de verdade.

Entre os dez leprosos, somente o samaritano voltou, não se prendeu à religião. Provavelmente houve uma luta interna em seguir a Cristo. O samaritano deve ter se lembrado que antes da lepra, tinha tudo, mas era escravo do pecado e tinha um vazio no coração. Então resolve voltar pra Jesus com louvor e adoração e conclui que nada vale mais do que o Jesus que me curou.

A Bíblia não diz, mas podemos imaginar que após este reencontro o samaritano andou lado a lado com Jesus e cheio do Espírito Santo sai fazendo a obra, dando continuidade à missão de Cristo. Isso por amor ao Jesus que o libertou.

Podemos imaginar, alguns anos depois, um encontro entre os que foram curados de lepra, e em seus depoimentos, um ao voltar-se para a esposa a encontra com outro, outro ao voltar-se para os filhos é rejeitados, pois estes têm vergonha do seu passado, um terceiro volta-se ao emprego disposto à recuperar o tempo perdido e descobre que seu sócio passou-lhe a perna, ainda outro que voltou ao mundão e ficou vazio e seco.

Mas o samaritano deve ter falado algo bem diferente: passei por lutas, não foi fácil, mas hoje sou um seguidor de Jesus. Vocês se lembram dele? Nunca fui tão feliz, nunca senti tanta paz. Não importa que todos me rejeitaram, Jesus me acolheu, não importa o dinheiro, nunca falta pão na mesa.

Como o samaritano, volte-se para Jesus.
Ele te chama: “Vem filho amado, vem como estás”!

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário